UMA CASA QUE VALORIZA SEU ENTORNO
Casa Cipó é a proposta da IBV Arquitetura para um terreno no Condomínio Fazenda do Engenho, na Serra do Cipó – MG. O projeto foi concebido a partir de croquis elaborados pelos próprios clientes, que propuseram a volumetria de dois blocos articulados entre si ortogonalmente.
O intuito desta disposição seria permitir o máximo de aproveitamento da vista da Serra do Cipó, de forma que a arquitetura direcionasse e emoldurasse as possíveis perspectivas do terreno.
Devido à força de seus traços, o resultado foi um projeto imponente e dinâmico, que direciona o olhar do observador que chega, do começo da edícula ao final da edificação.
A BELEZA E O CHARME DOS MATERIAIS
IN-NATURA
CASA CIPÓ
Ano: 2020
ÁREA: 220m²
ESTRUTURA: CONCRETO ARMADO
TIPO: RESIDENCIAL UNIFAMILIAR
LOCALIZAÇÃO: SERRA DO CIPÓ - MG
A escada em conjunto com a sala rodeado por planos de vidros e jardins, contribuem para um diálogo com o entorno. Valorizando a natureza e a vista da casa. Ganhando, também, uma valorização pelo pé direito duplo do local.
DETALHES
ESPACIALIDADE
Desenvolvida a partir de uma ideia ja bem estruturada pelos nossos clientes, essa casa de taipa de pilão e concreto assume um lugar de destaque na paisagem com dois volumes cruzados marcando o pavimento terreo social e o segundo pavimento intimo, com visadas bem definidas que aproveitam todo o potencial paisagistico da Serra do Cipó. O volume embaixo engloba uma edícula, completamente independente da casa, com quarto, cozinha e banheiro.
UMA PROPOSTA FLÚIDA E CONCRETA
EDÍCULA
Pensado com uma estética industrial e funcionando como edícula, ele é equipado com uma pequena cozinha e um banheiro que lhe dão vida própria. A marcenaria, projetada especialmente para compor este ambiente dá personalidade e propõe múltiplos usos ao espaço.
DIRETRIZES
Quando criamos um projeto, não estamos preocupados apenas com a demanda do cliente. Levamos em conta a essência, sua viabilidade executiva, o custo, a qualidade espacial, térmica e outros tantos fatores.
Gostamos de pensar em cada centímetro da obra, para que ela, além de tudo, tenha uma essência única que traduza o perfil de cada pessoa que nos procura e confia a nós essa tarefa tão satisfatória de construir algo tão pessoal e íntimo.
O diagrama ilustra a disposição espacial dos principais volumes do projeto, mostrando a valorização da privacidade, vistas e conformidade com o terreno.
ESPACIALIDADE