A COMUNHÃO ENTRE O FÍSICO E O DIVINO
A capela do Alexandre foi um projeto especial para nós. Nele tivemos a oportunidade de aplicar conceitos que a moradia não nos permite explorar: a espiritualidade, a simbologia, a linguagem do sagrado.
Sua forma triangular apontando para o céu antecipa a sua intenção e suas diagonais instigam o observador à experiência, que a toda hora é direcionada para os fundos do volume onde estão a cruz, o altar e a mata. Sua volumetria remete à forma que as mãos fazem ao rezar, representação leve mas imponente da religiosidade.
Em convite à reflexão, a cruz foi realocada do interior para o exterior da Capela, próxima à mata, de formar a conectar os ambientes e mostrar que, apesar da Capela ser Casa de Deus, ele também está na natureza ao redor.
Os rasgos na lateral permitem uma iluminação natural difusa, única a cada hora do dia, deixando o ambiente confortável e bem iluminado.
UM ESPAÇO DE CONTEMPLAÇÃO E SERENIDADE
CAPELA STA. TEREZINHA
Ano: 2020
ÁREA: 75m²
ESTRUTURA: LIGHT STEEL FRAME
TIPO: INSTITUCIONAL RELIGIOSO
LOCALIZAÇÃO: ESMERALDAS - MG
A porta da capela ST conta com uma estrutura interna para sustentar seu peso. O puxador é esculpido na própria madeira, discreto e eficiente, deixando a fachada mais limpa e objetiva possível.
DETALHES
VOLUMETRIA
As placas pontiagudas apontam para o céu, como uma simbologia ao divino, uma contemplação da figura do sagrado, direcionando o olhar do usuário para as nuvens, estimulando a reflexão.
As placas levemente deslocadas remetem a figura das mãos em posição de oração, outro simbolismo sutil que deixa claro como que este projeto trabalha com detalhes. Ornado de pequenos traços que implicam, de maneira leve e indireta, a interpretação do religioso, do sagrado, da fé individual de quem ali observa.
DIRECIONAMENTO PARA O SAGRADO
CRUZ
Símbolo da devoção catolica, a cruz que representa a interseção do plano material e do transcendental em seus eixos perpendiculares, assume nesse projeto uma posição de destaque, iluminada, no exterior da capela.
O layout foi pensado de forma a direcionar o usuário, através de perspectiva à natureza em conjunto com a fé, representada pela cruz, localizada na parte externa do projeto.
DIRECIONAMENTO
NATUREZA
A cruz se evidencia em meio à natureza que preenche o plano de fundo da obra sendo vista também por dentro, enquadrada no centro da cortina de vidro que fecha a fachada dos fundos.
Sua posição no projeto, reforça a representação da natureza como elemento sagrado e retira da obra construída o ideal introspectivo, demonstrando uma conexão altruísta com o exterior e, em última análise, com aquilo que nos relacionamos.
Composta por materiais neutros e puros, a capela trabalha com a pureza misturando a naturalidade da madeira, em uma composição de mundano com o sagrado, também presente em outros elementos do projeto.
MATERIALIDADE